Curriculum Vitae

O Prof. Dr. Mauricio Simões Abrão é Professor Associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e Chefe do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da USP de São Paulo.

 

É Orientador dos programas de Pós Graduação stricto sensu dos Departamentos de Obstetrícia e Ginecologia e de Alergia e Imunopatologia da FMUSP.

 

Coordenador dos Cursos de Especialização em Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva e do Curso de Especialização em Reprodução Humana do Hospital Sírio Libanês.

 

É Coordenador do INVIDA – Centro de Reprodução Humana (em Associação com o Hospital Sirio Libanês). É sócio-fundador e ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE).

 

Tem em seu currículo a atuação no Conselho de várias Sociedades Internacionais em Ginecologia, tais como a AAGL (Sociedade Americana de Ginecologia Laparoscópica), WES (World Endometriosis Society), IFFS (International Federation of Fertility Societies), ISGE (International Society of Gynecological Endoscopy) e em 2014 foi presidente do World Congress on Endometriosis.

 

O Prof. Abrão está ativamente engajado com a implementação de um enfoque multidisciplinar no tratamento da endometriose que incorpora pesquisa básica, o aprimoramento das técnicas de diagnóstico por imagem e a melhoria da avaliação das opções terapêuticas clínicas e cirúrgicas. O foco principal de seu trabalho é o avanço contínuo da pesquisa sobre a endometriose e das técnicas de cirurgia minimamente invasiva.

 

Com uma atividade científica intensa, o Prof. Abrão editou 5 livros e conta com mais de 90 publicações internacionais em renomados periódicos, abrangendo 6 linhas de pesquisa.

 

Curriculum Extenso – Plataforma Lattes